
ERP é um sistema de suporte à decisão empresarial que pode ser definido como uma “arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa”, segundo Fabio Medeiros. Em suma, ele serve para organizar dados corporativos.
Esse tipo de sistema é utilizado pelas empresas para padronizar os sistemas de informação e, assim, melhorar o fluxo de dados entre as variadas interfaces da organização. Isso pode diminuir o tempo de utilização dos bancos de dados para inserção e busca de informação, o que leva a uma diminuição de custos de transação.
O ERP funciona com a utilização de uma base de dados comum. Ele melhora os relatórios em geral, sua consistência e a comparação entre os dados. Também evita a repetição de trabalho, pois em uma base unificada, o mesmo dado só precisa ser inserido uma vez para ser compartilhado por todos os usuários. Ele visa consolidar todas as operações da empresa em um ambiente computacional simplificado e único.
Mas como tudo, não poderia ser perfeito, existem barreiras e complicações à implantação de um ERP em uma empresa. Usuários despreparados, falta de planejamento, falta de entendimento dos processos do negócio, entre outras coisas. Isso tudo pode atrasar ou, até mesmo, tornar inviável a implantação do sistema na empresa que não estiver previamente preparada para recebê-lo.
Um comentário:
Oi Nádia,
Bom resumo! Seria ainda mais interessante se você nos falasse um pouco como tem sido a sua experiência com a implantação do ERP na empresa onde trabalha. Você tem sentido alguma dificuldade? Como é o sistema? Já está em uso? O que melhorou/piorou nos processos da empresa? Enfim... qualquer coisa que você tiver para dizer nesse sentido é muito bem vindo!
Um abraço,
Renata
Postar um comentário