sexta-feira, 23 de março de 2007

Comércio Eletrônico

O principal foco da última aula foi a discussão sobre Comércio Eletrônico, suas implicações, ferramentas, facilidades, perigos, entre outras coisas. Com o acesso cada vez mais facilitado à Internet – 80% dos compradores pela Internet possuem conexão em Banda Larga – e com as diversas formas de pagamento seguro e entrega garantida, o comércio pela “grande rede” vem alcançando números muito grandes nos últimos anos. Estima-se que o E-commerce (como é chamado) irá crescer por volta de 40% ao ano, entre 2006 e 2010. E, acredito eu, que esses números podem aumentar, pois com o surgimento intenso e constante de novas tecnologias ficará cada vez mais fácil e seguro comprar pela rede. Para o usuário, as vantagens de se comprar na Internet são enormes e para os vendedores também. Comprar sem sair de casa, a qualquer hora do dia ou da noite, podendo escolher em um mundo de opções de produtos e recebê-los em sua casa sem nenhum esforço é realmente muito sedutor. Já para as vendedores, só o fato de não precisar ter uma loja física e ainda assim atingir consumidores em todo o país e até em outros países e, ainda melhor, sem precisar manter estoques com seus consideráveis custos já representa uma vantagem e tanto. Também existe a possibilidade de se poder customizar produtos como é o caso da Dell, que vende seus micros sob medida, à escolha dos consumidores, o que agrada muito o usuário. A primeira vista, o comércio eletrônico é fácil, rápido e garantido. Mas é preciso manter cuidados, como comprar apenas em sites conhecidos e certificados, usar meios de pagamento que garantam a entrega e meios de frete seguros. Como tudo na “grande rede”, o Comércio Eletrônico é uma ferramenta espetacular, mas tem que ser usada com moderação!

Um comentário:

Renata S. S. Guizzardi disse...

Olá Nádia,

Concordo com você que o comércio eletrônico é interessante, mas que cuidados são necessários. Tanto do ponto de vista do usuário quanto para o vendedor, para que ele procure fazer seu negócio com qualidade, para que não acabe comprometendo sua empresa, ao invés de tirar proveito dos recursos que a Internet tem a oferecer.

Bom, aí vão alguns errinhos a serem corrigidos:

- ...ainda sim atingir consumidores em todo o país... - ainda ASSIM atingir...

- ... a escolha dos consumidores... - À escolha dos consumidores...

Um beijão,
Renata