sexta-feira, 23 de março de 2007

Ferramentas do e-Commerce

Há vários tipos de sites que realizam Comércio Eletrônico. Como exemplo, temos o Submarino, que é uma grande loja virtual e disponibiliza produtos de vários segmentos, sem possuir loja física. Temos também o Buscapé, que é uma ferramenta de busca que procura o produto desejado em várias lojas na rede, apresentando uma listagem dos resultados desejados. E temos ainda o Ebay, que funciona como uma espécie de leilão virtual, onde os usuários compram e vendem entre si, sem intermediários.

Como se pode perceber, adquirir produtos em todos esses sites tem muitas vantagens, e desvantagens também. O Submarino permite o acesso a produtos de várias áreas e é um site conhecido e seguro, mas não permite negociação de preço. Já no Buscapé é possível encontrar os melhores preços de cada produto, mas o site não garante a viabilidade da compra, ele não certifica o vendedor, não há vínculos entre os sites listados e o Buscapé. Já no Ebay, a venda é direta e permite mais flexibilidade entre os envolvidos, principalmente com relação a preços, mas também existe o risco de o vendedor ser desonesto e não concluir a operação como esperado.

Esses sites fornecem opções de segurança para a maior tranqüilidade dos usuários. Tais como, o Ebay estabelece pontuações aos negociantes e punições àqueles que desobedecem as regras, podendo promover até a expulsão desse transgressor. O Submarino apresenta a opção de “Compra Segura”, com tecnologias que garantem a proteção dos dados do usuário – como número de cartões e CPF - , pois toda informação é codificadas por SSL e arquivada em um ambiente interno de acesso exclusivo do Submarino, ou seja, toda a informação que circula pelo sistema é criptografada. O Buscapé é o que parece ter menos vínculo com a realização da compra pelo usuário, pois ele apenas direciona para os sites onde as transações serão efetivamente realizadas. O que pude perceber é que existe um sistema de cadastro de usuários, apenas.

Existem 6 estágios de comportamento de compra do consumidor. O Submarino apresenta o da Identificação da Necessidade, Seleção de Produto, Compra e Entrega e Serviço ao Consumidor e Avaliação. O Buscapé, além desses, apresenta o de Seleção do Fornecedor e o Ebay, além dos já apresentados, o de Negociação.

Outra ferramenta interessante de comércio eletrônico é o Fast Commerce, que é um site que oferece serviços para quem desejar montar uma loja virtual. Para tal, o administrador deverá configurar os seguintes elementos: Design & Conteúdo, que personaliza o layout da loja virtual; Pagamentos, que são as formas de pagamentos aceitas; Departamentos e Produtos, que organiza os produtos disponíveis na loja em setores; Clientes, que é o sistema de cadastro; Relatórios Administrativos, que emite relatórios de tudo o que acontece na loja virtual; Parceiros e Afiliados, que mostra a lista de sites que têm links para a loja; Banners Próprios; que oferece opções para os banners da loja; Envio e Frete, que calcula os valores de fretes para os produtos; Pedidos, que gerencia os pedidos da loja; Mensagens, que oferece modelos de mensagens e Usuários do site Administrativo, que cadastra os usuários com acesso ao site.
O Fast Commerce disponibiliza vários relatórios administrativos ao empreendedor, como mencionado. Um deles é o “
ICMS diário recolhido no período”, que permite ao usuário programar-se com relação ao imposto devido no período e, assim, planejar-se com relação às suas obrigações tributárias. Outro relatório importante é a “Lucratividade diária obtida no período”, que é um indicador de desempenho importante para saber se as decisões tomadas estão gerando o resultado esperado e se o investimento em sua loja virtual está sendo recompensado. E ainda o relatório de “Acessos diários no período” que permite ao gestor do negócio perceber se o seu meio de divulgação está sendo eficiente e se o seu produto é atrativo.

Muitas são as ferramentas de e-Commerce disponíveis na rede, cabe a cada usuário saber identificar suas necessidades e, então, buscar a melhor opção!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pergunta:

Qual a relevância de se organizar o fluxo de informações dentro de uma corporação e quais as implicações da não organização dessas informações?

Nádia Sousa disse...

Bom Leo, umas das maiores vantagens em se organizar o fluxo da informação dentro de uma empresa é a redução de custos em geral, sejam eles financeiros ou não. Economiza-se tempo e dinheiro. Se as informações estão em um bando de dados de rede, por exemplo, os membros da organização podem fazer uso dessas informações acessando de quaquer equipamento da rede sem precisar se deslocar. Sem falar que não é preciso inserir a mesma informação várias vezes em várias bases de dados, se elas são compartilhadas e integradas, basta inserir uma única vez que todos poderam usá-las. A sincronia da atualização tb é mais eficiente. Não haveria o problema, como exemplo, de cada banco de dados dentro da firma ter informações com diferentes atualizações. A padronização também facilita a busca e a consulta, reduzindo o tempo de procura. E é válido lembrar, que reduzir custos pode significar apresentar uma vantagem competitiva.
Então, as implicações da não organização da informação seriam o contrário disso tudo. Ou seja, maiores custos de transação em geral. Demora na inserção de dados e em sua busca e consulta, problemas de sincronia e atualização, problema na integração da informação. Enfim, custos, custos e mais custos!