Observando os assuntos abordados dentro do tema “Organização da Informação”, o mais interessante para meu campo de interesse foi a parte de construção e utilização de bancos de dados para negócios. A estruturação da informação para facilitar a consulta e a análise de dados em sistemas informatizados e atualizados viabiliza e facilita a realização de pesquisas científicas e controle operacional. A gerência de um sistema de base de dados minimiza os problemas de utilização dos dados, facilitando o trabalho de consulta e utilização desses dados, reduzindo o tempo e a dificuldade dessa consulta. Com o acesso facilitado e organizado da informação na área de negócios, o gestor tem mais ferramentas para o processo de tomada de decisão e isso se torna mais preciso e seguro. Como por exemplo, a consulta aos dados contábeis para elaboração de um plano estratégico de controle de custos e controle individualizado da margem de contribuição de cada produto da cadeia produtiva. Empresas que se preocupam em organizar, aperfeiçoar e integrar seus sistemas de informação têm melhores condições de controlar seus processos e, com isso, apresentar uma vantagem competitiva. Outra grande ferramenta de pesquisa e consulta de dados pelas próprias empresas é a Internet, que poderia ser considerada uma enorme “base de dados” gratuita e amplamente acessível. As facilidades que a Internet promove são indiscutíveis, embora haja a necessidade de saber separar e identificar o que é realmente útil do que é apenas “lixo eletrônico”. Contudo, o acesso e a organização da informação sempre se mostraram indispensáveis no mundo dos negócios. Com o surgimento e o desenvolvimento de sistemas informatizados de organização e gerenciamento de base de dados, as empresas têm cada vez mais facilidades em promover o devido controle e aperfeiçoamento de sua cadeia produtiva.
sexta-feira, 2 de março de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É isso aí, Nádia, essas bases são super úteis. Uma pequena correção ortográfica: "...embora aja a necessidade...", esse "haja" tem é com "h" porque é do verbo "haver". Por favor, edite sua mensagem e faça essa correçãozinha, ok?
E agora, para a sua reflexão: agora que o problema da escassez de informação está resolvido (digo, com BDs organizacionais e essas BDs para negócios) o que fazer, agora, diante de tanta informação? Como organizá-la e utilizá-la de forma eficiente?
Foi mal, o corretor engoliu essa sem me avisar... hehehehe...
Postar um comentário